Atendimento:

8:00 - 17:00

Ligue:

11 98419-3826

Estratégias para abrir uma empresa de forma segura

Estratégias para abrir uma empresa de forma segura

Abrir uma empresa é o sonho de muitas pessoas com mente empreendedora, e que acreditam na própria capacidade de levantar o próprio negócio. Porém, ao mesmo tempo, são vários desafios na hora de realmente partir para a ação e começar o projeto.

Por isso, é fundamental que os interessados em fazer todo o processo de abertura da empresa, de forma segura, tenham boas referências no assunto, seja por meio de conversas, vídeos, livros e textos como este.

Nosso objetivo é apresentar algumas dicas de estratégias que podem ser implantadas para que o negócio seja iniciado de forma segura e confiável, com uma base sólida para conseguir avançar em seu segmento de atuação.

Criação de um produto ou serviço diferente e sua aceitação no mercado

Em primeiro lugar, para a abertura de uma empresa de forma segura é preciso pensar em todos os detalhes que podem influenciar no crescimento ou não do negócio.

Para começar, o produto e/ou serviço oferecido precisa trazer algum diferencial em relação ao que o mercado apresenta. Se não, o empreendedor entra em uma briga contra concorrentes já consolidados e que, naturalmente, terão mais facilidade na captação de clientes.

Por diferencial não significa trazer uma novidade completa, um serviço jamais visto. Mas pode ser algo já existente, porém, adaptado às novas realidades da tecnologia, por exemplo. Ou ainda, em tempos de pandemia e de mudanças bruscas na maneira de viver das pessoas, muitas portas se abriram para novas ideias, em uma série de segmentos.

Além disso, para que o negócio seja seguro, precisa entender sua aceitação no mercado. Há realmente um público-alvo disposto a consumir este produto neste momento, para que a empresa possa conquistar bons resultados iniciais e, assim, conseguir crescer ao longo do tempo até atingir ainda mais pessoas?

De novo utilizando a atual fase da sociedade como exemplo, em um caso bem extremo, mas que sirva como uma demonstração, seria uma boa abrir um bar ou restaurante neste momento de distanciamento social e pessoas em casa? Um bar focado em receber público no seu espaço?

Definitivamente, não. Por outro lado, oferecer serviços que facilitem a vida das pessoas em seus lares pode ser uma boa pedida.

Plano de negócios e análise financeira

Outras duas dicas para quem quer abrir um negócio de forma segura: crie um plano de negócios e de desenvolvimento, e crie uma estratégia financeira sólida e realista.

Plano de desenvolvimento torna a empresa mais organizada, sabendo onde quer chegar e quais são as metas a curto, médio e longo prazo. Não ter este projeto definido faz com que as ações tomadas sejam mais aleatórias e isso é péssimo para o negócio.

E, claro, nenhuma empresa se faz sem dinheiro. Por isso, ter uma estratégia financeira e de investimentos bem definida também é essencial. Se forem necessários empréstimos, é importante ter um plano para pagá-los, de forma que a empresa não se inicie já sob a sombra de dívidas que não têm previsão de pagamento.

Enfim, estes são alguns aspectos que precisam ser pensados antes mesmo da abertura do negócio. Ele só será seguro, tendo maiores chances de sucesso, se os empreendedores o lançarem sabendo qual é o público e o diferencial do serviço, além de terem em mente um plano claro de desenvolvimento da marca e com a situação financeira estruturada.

Seguindo estes passos, é possível criar a empresa de forma segura, ampliando as possibilidades de êxito na empreitada.

Compartilhe:

X
Olá, estamos ansiosos para falar contigo.